• Carolina Moulin: Carolina Moulin possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e PhD em Relações Internacionais pela McMaster University, Canadá (2009). Foi professora visitante em maio de 2015 na NewCastle University, Inglaterra. É Professora Adjunta do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio desde agosto de 2009.Pesquisa temáticas que envolvem as fronteiras e questões de mobilidade humana (deslocamentos, migrações e refugiados), estudos críticos de cidadania (e sua reformulação em contextos transnacionais), relação entre soberania, território e população, e teorias críticas de Relações Internacionais.Junto com Patrícia Villen, Carolina Moulin e ela são palestrantes confirmadas para debater “Movimentos migratórios e xenofobia no século XXI” durante o XXIV ENERI. Na semana em que o Brasil se retira do Pacto de Migração da ONU, essa temática ganha enfoque dentre os diversos temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

  • Cristine Zanella:
  • Cristina Pecequilo: Cristina Soreanu Pecequilo é doutora em Ciência Política pela USP, professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professora de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas UNESP/UNICAMP/PUC-SP e do Programa de Pós-Graduação de Economia Política internacional da UFRJ. Atualmente, pesquisa nas áreas de política internacional, política externa, teoria das relações internacionais, relações bilaterais e multilaterais. Durante o XXIV ENERI, a prof. Dra Cristina Soreanu Pecequillo ministrará um mini-curso sobre “Teoria das Relações Internacionais”.

  • Deisy Ventura: Deisy de Freitas Lima Ventura é graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), com Mestrados em Integração Latino – Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e em Direito Comunitário e Europeu pela Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne (1998). Tem Doutorado em Direito pela Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne (2002). Atualmente é Professora de Direito Internacional e Livre-Docente do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP); Professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade.Em virtude de sua vasta contribuição acerca de problemáticas atreladas à saúde global, Deisy Ventura é a palestrante confirmada para debater o tema: “Entre a interdependência global e a saúde pública: a atuação dos Estados no combate às epidemias”.
  • Gina Vieira Ponte: Gina Vieira Pontes de Albuquerque é mestranda do Programa do Pós-Graduação em Linguística, da Universidade de Brasília. Graduada em Letras- Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Católica de Brasília. Atua como professora da educação básica na Secretaria de Estado de Educação desde abril de 1991. É autora e executora do Projeto Mulheres Inspiradoras que foi agraciado com o 4º Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o 8º Prêmio Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação, o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa e com o MEC. Ainda pelo projeto Mulheres Inspiradoras, recebeu também, o I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos, pelo qual atua como embaixadora. É defensora da educação para a igualdade étnico-racial e de gênero e concebe a educação como instrumento de fortalecimento da democracia e para a transformação social. É membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.
  • Stephanie Ribeiro: Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016), Stephanie Ribeiro é atualmente uma das mais importantes vozes dentro do feminismo negro no Brasil. Tendo textos publicados em veículos importantes como Folha de São Paulo e Géledes, foi eleita em 2014 uma das mulheres inspiradoras pela ONG Think Olga. Além disso, em 2015, recebeu da Assembleia Legislativa de São Paulo a medalha Theodosina Ribeiro, em homenagem ao seu ativismo em prol das mulheres negras. Hoje escreve para o HuffPost e outros portais, trabalhando temas como cultura, gênero e relações sociais e raciais sob a perspectiva da mulher negra.
  • Luís Antônio Paulino: Formado em História pela Cornell University, com especialização em assuntos internacionais pela Columbia e Ph. D. em Ciência Política por Harvard, Stephen Krasner vem para compor o eixo V – Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, contribui como professor de Relações Internacionais em Stanford, associado sênior para as Ciências Sociais na Escola de Humanidades e Ciências, além de coordenar o FSI como vice-diretor. Com pesquisas acerca do Estado e do desenvolvimento econômico, Stephen Krasner é o segundo palestrante internacional do ENERI 2019.
  • Maria Raquel Freire: Maria Raquel Freire é doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, Reino Unido, titular de uma Cátedra Jean Monnet e pesquisa nas áreas de estudos para a paz – em particular peacekeeping e peacebuilding -, política externa e segurança internacional. Atualmente é diretora do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos, além de membro do Conselho Executivo da Direção da European International Studies Association (EISA).Em virtude de suas vastas contribuições e pesquisas na área da segurança internacional e dos estudos para a paz, Maria Raquel Freire é a palestrante confirmada para o Minicurso “Os obstáculos para a construção e manutenção da paz no cenário internacional atual”.

  • Mário Amin: Mário Miguel Amin Garcia Herreros é graduado em International Agriculture (Minor: Economics) pela California State Polythecnic University, é mestre em Agricultural Economics pela University of Florida e Doutor em Agricultural Economics pela University of Florida. Atua como professor Visitante do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Coordenador do Curso de Especialização em Política de Ciência da Tecnologia para o Desenvolvimento da Amazônia (CIPCTAM). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em da Universidade da Amazônia (UNAMA). É também professor do Programa de Mestrado em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

    Pesquisa nas áreas de Teoria dos sistemas, Métodos quantitativos, Geopolítica Internacional, Amazônia no Macro-ambiente Internacional e Desenvolvimento sustentável.

    Durante o XXIV ENERI, o professor Dr. Mário Amim ministrará a palestra “Geopolítica ambiental: a Amazônia no macroambiente internacional”.

  • Marisa Amaral: Marisa Silva Amaral é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), possui mestrado na mesma instituição (2006), e doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Na especialização, fez um período sanduíche na School of Oriental and African Studies (SOAS), pela Universidade de Londres. Atualmente, é professora adjunta do Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU, é coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos do Desenvolvimento Dependente, pesquisadora do Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-Americana  e do Centro de Estudos de Instituições do Capitalismo Financeiro. Na 24ª Edição do ENERI, Marisa Amaral foi convidada para dar uma palestra com o tema “Entre a Nova Divisão Internacional do Trabalho e a interdependência econômica: a exploração incorporada ao século XXI”, e fará parte da nossa equipe!
  • Marrielle Maia: Com uma extensa atuação na área de Direitos Humanos e Relações Internacionais, a Profa. Dra. Marrielle Maia Alves Ferreira! Abaixo, uma breve descrição sobre sua atuação: .“Marrielle Maia possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2011). .Atualmente é professora no curso de graduação e de pós graduação em Relações Internacionais no Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos do Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU, coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos do Instituto de Economia e Relações Internacionais da UFU, coordenadora do Grupo de Estudos sobre os Estados Unidos do IEUFU vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre Estados Unidos (INCT-INEU).”

  • Matheus Hernandez: Matheus de Carvalho Hernandez possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Ciências Sociais pela UNESP (2010), doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e pós-doutorado pelo Institute for the Study of Human Rights da Columbia University. Atualmente é professor do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, editor da Revista Monções- Revista do curso de Relações Internacionais da UFGD e representante da UFGD no Grupo de Trabalho “Direitos Humanos e Inclusão dos Migrantes e Refugiados” da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. Também foi Pesquisador colaborador integrante do Grupo de Trabalho “Graves Violações de Direitos Humanos” da Comissão Nacional da Verdade (2014) e assistente editorial da Conectas – Sur International Journal on Human Rights (2011). Devido a suas notáveis pesquisas na área de Direitos Humanos, Matheus Hernandez é o palestrante confirmado para debater o tema “O papel das organizações internacionais na luta pelos direitos humanos”.
  • Nicholas Onuf: Nicholas Onuf é formado em Relações Internacionais pela Yale University e em Ciência Política pela Johns Hopkins University. Ph. D em Estudos Internacionais também pela Johns Hopkins University, Onuf é considerado um dos principais nomes que introduziu a teoria construtivista na área de Relações Internacionais, tendo como principal obra “World of Our Making (1989)”. Atualmente como professor emeritus da Florida International University, e professor visitante da PUC-Rio, Nicholas Onuf é o primeiro palestrante internacional do 24th ENERI.
  • Patrícia Trópia: Patrícia Vieira Trópia é mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, além de ter experienciado um pós-doutorado na Universeté Lumière Lyon II, na França. Professora da UFU, pesquisa temas vinculados à política e à educação, incluindo as condições sociais que os influenciam.Em vista de suas abordagens teóricas, bem como de suas análises conjunturais, será palestrante acerca do eixo político institucional, apresentando perspectivas sobre “Os desafios do sistema político e das divisões de poderes na política atual”.

  • Paulo Roberto Almeida

  • Samuel Pinheiro Guimarães
  • Sylvio Andreozzi
  • Lara Selis

  • Carlos Rifan
  • Laila Callab
  • Rubens Rogério Sawaya
  • Stephen Krasner: Formado em História pela Cornell University, com especialização em assuntos internacionais pela Columbia e Ph. D. em Ciência Política por Harvard, Stephen Krasner vem para compor o eixo V – Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, contribui como professor de Relações Internacionais em Stanford, associado sênior para as Ciências Sociais na Escola de Humanidades e Ciências, além de coordenar o FSI como vice-diretor. Com pesquisas acerca do Estado e do desenvolvimento econômico, Stephen Krasner é o segundo palestrante internacional do ENERI 2019.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
Instagram